segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Linha Temporal x Técnologia atual

                Diante aos avanços tecnológicos, podemos perceber alguns padrões entre os aparelhos eletrônicos e funções biológicas dos seres vivos. Claro que muitas das tecnologias e métodos de funcionamento de circuitos eletrônicos e tecnológicos, foram criados usando como base as funções biológicas dos seres vivos e como a própria natureza se desenvolve por todo o nosso planeta, mas comecei a me questionar recentemente se talvez já não está claro o quão simples nós navegamos pela linha temporal, e talvez pelo fato de ser tão simples, algo que parece de uma complexidade tremenda, ficamos buscando formas de complicar o nosso entendimento sobre tempo e espaço.

                Indo nessa linha de raciocínio, entrei em uma pequena discussão sobre a simplicidade do que chamamos de passado, presente e futuro, chegando numa conclusão: “A linha temporal e como nos deslocamos sobre ela, talvez me pareça mais simples do que realmente achamos ser, ou talvez nem exista”.

                Vamos começar contextualizando que pensando e 3 dimensões podemos nos posicionar em um espaço físico dentro dos limites da matéria, podemos criar uma coordenada espacial, levando em consideração a massa como algo palpável e real, a linha temporal é algo que não conseguimos ainda massificar, é apenas energia, algo que fisicamente não conseguimos identificar como real, apenas sabemos que existe e é só.

                Pensando sobre o que conhecemos hoje em tecnologia, podemos afirmar que processar não é o mesmo que armazenar, podemos processar milhares de dados, mas não podemos armazenar todo esse processamento, apenas processamos e armazenamos os resultados. Seria impossível fisicamente armazenar cada passo de um processamento sem sacrificar uma grande quantidade física de espaço.

                Quanto a relatividade, sendo simplista, o tempo é sugado pela massa, a gravidade relativa é responsável pela absorção do tempo?

                E se pensarmos que o tempo é uma variável individual de cada ser, e que individualmente criamos o nosso passado, presente e futuro, ou talvez nenhum deles nem exista de verdade.

                Quem tem algum conhecimento em programação e/ou eletrônica, sabe o quanto é difícil trabalhar com dispositivos que usam o tempo como base, sempre é necessário usar uma referência de clock(ciclos) para criar um ambiente confiável, para desenvolver um relógio do zero é muito difícil obter um ciclo de processamento confiável, então usamos de referência um o circuito oscilador dedicado ou a própria frequência da rede elétrica, que sabemos que é confiável já que possui ciclos de 60hz a cada segundo.

                Mas “e se” o universo somente nos gere pulsos eletromagnéticos que sejam apenas uma referência de sincronismo para nos posicionarmos dentro do espaço x tempo. Talvez nem exista uma linha temporal, já que o tempo é apenas um pulso de referência e apenas temos o presente em si como uma realidade.

                Mas o que a gente conhece sobre o passado lá atrás....

Se já aconteceu, é passado, não é?

Sim é passado, mas individualmente, o passado se propaga pela troca de informação e o registro do que aconteceu ou está acontecendo agora. Vamos imaginar que o passado é apenas uma base de dados como um site de busca, são registros arquivados que mostram que as coisas realmente aconteceram. Talvez isso explique coisas como o “Efeito Mandela”, ou experiências absurdas e coletivas vividas por alguns grupos de pessoas, sem comprovação alguma.

Levando em conta essa linha de raciocínio, a linha temporal e a viajem no tempo para o passado, somente seria possível se existisse uma grande base de dados no universo, no qual todos os seres vivos estariam conectados e gerando registros sobre tudo que acontece no dia-a-dia de cada um. Teríamos que considerar o tempo não como uma energia, mas sim como uma forma de massa, matéria, que sim ocupa o seu próprio espaço no universo e precisa ser armazenada em algum lugar.

Chego em uma conclusão ou talvez uma teoria, que na verdade não existe passado nem futuro, somente o agora. Funcionamos sincronizados com o universo para manter a mesma frequência, mas a minha linha temporal é somente minha e a sua é somente sua, o passado é apenas o que é registrado e dissipado em forma de conhecimento e aprendizado por uma grande rede, onde cada ser vivo se torna uma fração de armazenamento de dados que se compartilham entre si.

Teorias como o paradoxo do avô, iriam por água a baixo levando em conta esse ponto de vista, se levarmos em conta a existência como um momento, podemos afirmar que eu poderia matar uma versão de mim mesmo do passado sem comprometer a minha própria existencia, pq na verdade eu sou apenas eu e a minha versão de mim mesmo seria outra pessoa, não seria de modo algum um paradoxo que acabaria com o tempo espaço ou causaria um colapso na existencia. seria apenas 2 versões de mim mesmo, ainda pessoas diferentes em um mesmo momento, nem passado e nem futuro, apenas 2 seres com a mesma composição genética existindo em um mesmo momento, apenas existindo, simples assim.....com certeza não seria o responsável pelo colapso do tempo espaço e nem causaria o fim do mundo em um paradoxo....afinal o mundo não gira ao meu redor....seria uma muita arrogância da minha parte achar que a minha existência, poderia causar um colapso apocaliptico....kkkk

Outras situações plausíveis poderiam entrar nesse mesmo conceito, como ser capaz de mudar a frequência que você está sincronizado ( por exemplo, cruzar um certo espaço na velocidade da luz), conseguir alterar de forma significativa a frequência da sua realidade, toda a sua realidade individual sobre tempo é alterada, tenho certeza que você já teve a impressão que o tempo passa mais rápido ou mais lento conforme você se conecta com alguma atividade no seu dia-a-dia, mas isso só acontece para a sua realidade.

Em resumo, só existe o presente no qual eu vivo a minha realidade que é sincronizada com pulsos eletromagnéticos, que chegam de algum lugar do universo, e me fazem ficar em sincronia com todos os outros seres vivos, já que cada ser vive a sua realidade individualmente, porém na mesma frequência.

Ainda temos margem para afirmar alguns conceitos como a “Teoria das cordas” e “Universos paralelos”, não é novidade hoje trafegar diferentes informações oscilando diferentes frequências, da forma como fazemos hoje em transmissões digitais ou analógicas AM, FM, UHF em modulações de Wifi, Rádio e TV.

Eu tenho me convencido cada vez mais, não existe passado e nem futuro, apenas o presente, atos e ações baseados em experiências empíricas, o passado é apenas o registros de momentos vivenciados pelo coletivo, e que são compartilhados em forma de conhecimento e teorias que vem sendo perpetuados e difundidos por anos durante a nossa existência, apenas agimos e decidimos de acordo com o que conhecemos, qualquer coisa que eu faça agora, só existiria no passado, se tivesse impacto na realidade de outras pessoas e como consequência será armazenado e difundido....caso contrário, nada que eu tenha feito realmente existiu ou pode ser chamado de passado.

Pode parecer loucura....mas eu acredito que não existe passado e nem futuro....existe apenas o momento presente, o tempo me parece ser apenas uma energia, que flui, acontece.....e nesse caso é impossivel armazenar energia, da mesma forma que não existe algum registro temporal. Passamos para o papel de protagonistas da nossa própria realidade. tornando impossivel qualquer tipo de deslocamento temporal para um passado que nem ao menos existiu....somente aconteceu 

Simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário